sexta-feira, 15 de junho de 2012

Resolução do Supremo Tribunal Federal favorável a fundadores da Renascer poderá beneficiar políticos do mensalão

Resolução do Supremo Tribunal Federal favorável a fundadores da Renascer poderá beneficiar políticos do mensalão
Uma resolução do Supremo Tribunal Federal (STF), ora favorável aos fundadores da Igreja Renascer, poderá beneficiar políticos que estiveram envolvidos como escândalo do “mensalão”. O Habeas Corpus concedido pelo STF a Estevam e Sônia Hernandes na terça-feira, dia 12, coloca fim a uma ação penal movida contra o casal na primeira vara criminal de São Paulo, onde eles são acusados de “Lavagem de dinheiro” através de “organização criminosa”.
O ponto que beneficiaria os políticos que são réus na justiça por causa do mensalão está atrelado à característica da decisão, que dá nova interpretação aos supostos crimes cometidos pelos fundadores da Renascer. Cinco ministros votaram a favor do casal, a decisão em unanimidade, segundo advogados de alguns políticos, cria jurisprudência para anulação de algumas condenações.
De acordo com os ministros Marco Aurélio Mello, Cármem Lúcia, Dias Tóffoli, Luiz Fux e Rosa Webber, a legislação penal brasileira não contempla o crime de “organização criminosa”, assim como, no caso Estevam e Sônia Hernandes, também não houve lavagem de dinheiro por parte do casal.
A defesa de alguns réus do caso mensalão já se manifestou sobre o assunto, disseram que vão aproveitar o entendimento unânime dos ministros como ponto favorável na defesa dos políticos indiciados. “Finalmente o Supremo tem um entendimento claro sobre esses temas e, sem dúvida nenhuma, é um elemento a mais para a defesa de todos”, disse um dos advogados que está defendendo os políticos.
Fonte: Gospel+