sábado, 5 de maio de 2012

Efeitos da menopausa é tema do De Bem Com A Vida

A menopausa é um tema de extrema importância no que tange a saúde física e emocional da mulher. Esta etapa afeta a manutenção dos relacionamentos interpessoais, causando determinados constrangimentos.
 
Neste período, acontecem e acontecerão transformações naturais no organismo e consequentemente em sua vidas. A mulher deve ter consciência de que alguns sintomas do climatério podem ser bastante desconfortáveis, mas controláveis.
 
Quando há o conhecimento sobre os efeitos da “tão temida” menopausa e do inevitável, climatério, é possível passar por estas etapas de bem com a vida.
 
 
 
O que diz a especialista?
 
Com o intuito de esclarecer as dúvidas mais frequentes referente ao assunto, o produção do programa De Bem Com A Vida, apresentado pela Bispa Sonia e transmitido de segunda a sexta, a partir das 9h30 por meio da Rádio Gospel FM, realizou uma entrevista com a ginecologista e obstetra, Alessandra Mozzi, formada em medicina pela Universidade de Mogi das Cruzes e especialista em Videolaparoscopia e em Infertilidade e Reprodução Humana pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Confira:
 
 
De Bem Com A Vida: O que é menopausa?
 
Na verdade, a menopausa é uma data especifica na vida da mulher. É a data da ultima vez que a mulher menstruou, ou seja, não é um período como as pessoas costumam a dizer.
 
 
De Bem Com A Vida: Qual é a diferença entre menopausa e climatério?
 
O climatério é o período da vida em que a mulher começa a perder sua capacidade reprodutiva. Isso acontece mais ou menos após os 40 anos de idade. Este período ocorre até a idade senil, que começa depois dos 65 anos.
 
 
De Bem Com A Vida: Quais são os sintomas mais comuns do climatério?
 
Os sintomas do climatério iniciam com a irregularidade menstrual. Algumas mulheres menstruam com mais intensidade e com maior frequência, e algumas começam a ter “falhas” no período da menstruação. O segundo sintoma é a menopausa, que é um marco dentro do climatério. Além disso, existem os sintomas vasomotores, que consistem nos famosos fogachos, ou seja, aquelas sensações de calor repentinas que as mulheres sentem de uma hora para a outra e não conseguem controlar.
 
 
 
De Bem Com A Vida: Doutora, para que e quando é indicado a reposição hormonal?
 
A reposição hormonal é um tratamento que não é obrigatório, mas é indicado de acordo com os sintomas da mulher. Se esses sintomas forem fracos e a mulher conseguir conviver bem com eles, não existe necessidade dela recorrer a reposição. Mas se ela tiver sintomas de moderados a graves, o tratamento deve ser aplicado. A principal indicação da necessidade de reposição hormonal são as sensações de calor intensas e repentinas. Em alguns casos, a reposição, é indicada em caso de perda óssea como a osteoporose, que não melhora com o uso de outros medicamentos disponíveis.
 
  
 
Raquel Tenuta – Redação iGospel