quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Entrevista com Apóstolo Hiran Igreja Cristã Apostólica Resgate

Com mente, corpo e coração em sintonia perfeita, o provedor da Santa Casa de Valinhos mostra o porquê de ser tão admirado e notável pela vida que leva e o trabalho que fazAo conversar com Pastor Hiran, provedor da Santa Casa de Valinhos, logo se percebe que não será uma entrevista simples. Complexo, profundo, sábio e filosófico, ele é firme nas palavras, nos propósitos e sonhos. Mas, especialmente, preciso nas realizações. Não à toa, transformou a Santa Casa de Valinhos em um hospital referência em todo país. Seus méritos administrativos deram vez e voz a uma irmandade que hoje serve à comunidade com toda estrutura necessária, munida de elementos como acolhimento, leveza, beleza. Sim, um lugar que inspira a cura e o bem-estar, longe, bem longe do estereótipo de entidade prestes a explodir em dívidas, demandas e dúvidas. Em outras palavras, o antigo estado grave da Santa Casa é passado. Ela respira bem.
Qual o segredo do sucesso? Pastor Hiram levou para a mesa diretiva da entidade seus principais valores morais, seus princípios bíblicos e seus pensamentos geniais. Além, claro, de sua sensibilidade extrema – capaz de colocar em primeiro plano a humanização no atendimento, envolvendo paciente, funcionário e corpo clínico. Por tudo isso, aos 54 anos, Pastor Hiram Pimentel não esconde a alegria e a plenitude vivenciada após tantas histórias e benfeitorias.
Nascido na Bahia, no município de Tucano, um balneário de águas quentes, fez a vida em São Paulo, desde os 8 anos. Na capital, atuou como desenhista técnico e projetista. Logo, tornou-se vendedor, depois foi consultor logístico e empresarial.Motivar, descobrir, fazer o outro desenvolver suas potências e buscar a identidade individual, social e cultural, na mais legítima integração com a família, a sociedade e a cidade, unificando necessidades físicas, afetivas e espirituais. Esta é a filosofia e a missão de Pastor HiranA experiência e a fé, num belo dia, se encontraram. Pastor Hiram, aos 28 anos, fundou então a Igreja Cristã Apostólica Resgate – hoje com presença em Valinhos e demais cidades do estado.  Foi assim que iniciou uma jornada sem freios em prol do outro, do bem-comum e do resgate da dignidade humana. “Depois que me converti ao cristianismo, redescobri minha vida e passei a ajudar a todos”, diz ele. Seu trabalho junto aos fiéis não foi o da evangelização apenas. Ele levou às comunidades mais simples ensinamentos de como conseguir um emprego, fazer um currículo, vestir-se para uma entrevista, apresentar-se em público. Explicava também sobre como cuidar da vida financeira, fazer planilhas, economizar ou comprar.  De forma voluntária, fez todo um trabalho de consultoria de imagem e de agenciador de emprego, formentando parcerias com instituições privadas e públicas. “Já cheguei a receber dois mil currículos em uma semana. Por meio da igreja, encaminhávamos para as indústrias, preparávamos o candidato, ajudávamos a encontrar vagas”, conta. Até hoje, é convidado para palestras em faculdades e empresas, onde ministra palestras motivacionais. Eis o ponto: motivar, descobrir, fazer o outro desenvolver suas potências e buscar a identidade individual, social e cultural, na mais legítima integração com a família, a sociedade e a cidade, unificando necessidades físicas, afetivas e espirituais. Esta é a filosofia e a missão de Pastor Hiran.
O pensamento e atitude em prol do coletivo o levaram a atuar voluntariamente na Santa Casa e a realizar um Plano Diretor para a entidade. Com nova agilidade, estratégias e espírito de liderança, tornou-se provedor pelo segundo mandato consecutivo.  Este trabalho o fez ser conhecido em Valinhos – onde reside há 10 anos. “Esta é hoje a minha cidade, por tudo que faço e tenho aqui”.
Casado com Claudia Pimental, pai de Raquel, 20, Sara, 19 e Lael, 15, ele tem na família seu melhor momento. Gosta de praticar esportes, viajar e escrever. Em tempo: é autor de sete livros. Dois deles editados. O último leva o título de “A arte da humilhação”, em que mostra que humilhadores só existem para os que se deixam humilhar. A arte também lhe encanta. Tantas atividades e atribuições não o desgastam. Ao contrário. “Tanta energia boa e luz emanada me fazem estar em paz. Estou sempre alegre. Procurando transmitir o bem”, frisa. “Minha missão é ser Pastor – que significa ‘Pai estou’. “È assim que quero estar”.